Quem Somos

A especialidade médica
A Medicina do Exercício e do Esporte é uma das especialidades médicas mais antigas de que se tem notícia. Há diversos relatos que datam de vários séculos antes de Cristo, demonstrando utilizações terapêuticas do exercício físico. É uma especialidade reconhecida no Brasil pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina e que utiliza a atividade física como instrumento de prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças. Ela se ocupa em avaliar e acompanhar os praticantes de atividade físico-desportiva antes, durante e após a prática desta atividade. Essa especialidade está direcionada não só ao atleta de alto nível, mas também a população geral que procura utilizar o exercício físico como meio de melhorar e manter sua saúde.  
Quem é esse médico do Exercício e do Esporte?  
O médico do exercício e do esporte pode ter qualquer especialidade médica, mas deverá fazer uma formação específica em Medicina do Exercício e do Esporte através de uma Residência Médica ou de um curso de especialização nessa área. 
Objetivos   
A Sociedade Mineira da Medicina do Exercício e do Esporte tem a intenção de divulgar a Especialidade, promovendo à educação continuada e aperfeiçoamento científico nessa área.  Queremos enfatizar a utilização da atividade física como fator de promoção da saúde, bem estar e acompanhamento de atletas (amadores ou profissionais) e da população geral. O crescimento da prática de exercícios físicos no Brasil tem aumentado significativamente, tornando a atuação do médico especialista nesse contexto muito importante.  A criação da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (SMEXE) busca um crescimento ordenado da Especialidade para conseqüente reconhecimento de seu papel em questões de saúde pública e prevenção de doenças.